Pediatra

Ontem fomos conhecer um pediatra. Mas já? Sim, o pediatra acompanha o parto, por isso deve ser escolhido antes do nascimento.

Já decidimos que vamos ficar com ele mesmo, o Dr. José Roberto, que passou muita tranquilidade.

Logo de cara ele já fez o primeiro e melhor esclarecimento: disse que eu não preciso me preocupar agora em aprender a amamentar, dar banho, limpar coto do cordão umbilical e nem com os milhões de testes e vacinas porque isso tudo é ensinado na maternidade. Agora é hora de cuidar da gravidez e do enxoval.

Depois esclareceu algumas dúvidas sobre amamentação. A primeira e melhor notícia é que realmente não tem problema nenhum amamentar tomando Tegretol, que é o meu anticonvulsivante. Além disso, ele é a favor da amamentação pela livre demanda no primeiro mês, que é a história de dar o peito quando o bebê chorar, sem estipular regras de horários. Ele explicou que a partir do segundo mês os horários começam a ser acertados espontaneamente – claro que com ajuda da mãe.

Ele falou que essa história de que amamentação é muito difícil, e tal, é totalmente relativa e depende da pessoa. Na maternidade tem uma equipe que ensina a amamentar e ele  indica uma pessoa que vai em casa, caso eu esteja com dificuldade.

O Dr. José Roberto acha ótimo dar chupeta para o bebê (alguns médicos são contra), também acha que devemos colocar uma almofada anti refluxo no berço e que o bebê pode dormir de lado ou de barriga pra cima: nunca de barriga pra baixo. Ele explicou que algumas pesquisas associaram a morte súbita ao fato de bebês dormirem de barriga pra baixo.

Já decidimos que vamos fazer fimose na própria Casa de Saúde mesmo e o médico mais indicado até agora foi o Dr. Nicanor, então não vamos nem pesquisar outro.

Perguntei sobre o “enxoval farmácia” e ele disse que é só necessário ter em casa Tylenol Bebê, Alcool 70% e funxicória, mais nada.

Ele falou que o mais importante de tudo é que o bebê precisa de carinho, comida e sono. De resto, a qualquer dúvida nós podemos ligar no celular dele ou mandar e-mail. Adoramos a consulta e vamos ficar com ele, mesmo sendo o consultório em Botafogo e impossível de estacionar o carro e tendo esperado quase 1 hora para sermos atendidos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Amamentação, pediatra, recém nascido e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Pediatra

  1. Maura disse:

    Jooo, amei o post! Bastante esclarecedor e cheio de identidade…. Bjos enormes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s